Dicas & Coisitas Mas

Entre indas e vindas

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Faz tempo que não consigo um tempinho pra escrever no meu blog. Motivo: muita viagem ..

E por isso mesmo, acho que da um post perfeito, falar sobre viagens a partir de London. Não há como negar que essa cidade é a porta para o mundo. De verdade! Considerando desde o dia que cheguei aqui, se me perguntam, o que você mais faz em London? Vou responder: sair de London, viajar!!!

Então, se você está planejando vir a Londres, dependendo do tempo que tem disponível na Europa, aconselho, sem a menor dúvida: estique, viaje e explore essa parte do mundo …

Por isso, achei que seria útil dividir algumas dicas de como viajar por aqui, as melhores opções de transporte e claro, como chegar e sair de querida London London.

DE/PARA: London Heathrow to London City.

Heathrow é o principal aeroporto de entrada da cidade. Tem 5 terminais, sendo que o quinto e recém inaugurado, é de exclusividade da British Airways. Super lindo e moderníssimo!

O acesso mais fácil para o centro da cidade é via um trem expresso chamado Heathrow Express. A melhor coisa que inventaram! Meu sonho é que tivesse o mesmo de Cumbica para a Av. Paulista em São Paulo.

Sai a cada 15 minutos, de dentro dos terminais do aeroporto, e leva apenas 15 minutos pra chegar na estação Paddington – no centro de Londres. De lá, pode pegar taxi ou metro pra qualquer ponto da cidade. De carro leva pelo menos uns 40 minutos se o transito estiver ok. Eu nunca arrisco, a não ser que esteja com muitas malas. O preço do trem é meio salgado, especialmente se você estiver viajando acompanhado, ou seja, 2 pessoas já praticamente paga uma corrida de taxi. Mas mesmo assim eu prefiro o trem, especialmente se estiver com pouca bagagem.

O mesmo trajeto e timing é disponível para o caminho inverso. Paddington – Heatrhow.

A passagem custa uns £20 libras por pessoa. Sai um pouquinho mais barato se comprar antes de embarcar (tem várias máquinas que vendem o ticket) e se comprar return (ida e volta), também se economiza um pouquinho. Mas se você estiver atrasado, o trem saindo..não se desespere, corre pois da pra comprar o ticket dentro do trem. Aceitam qualquer cartão.

Outra opção, bem mais barata e padrão é pegar o metrô. Que também é uma ótima opção pois custa baratinho (o preço de um ticket de metrô) e sai também de dentro do aeroporto. A linha é a Picadilly Line, azul escura, vale a pena considerar essa opção se estiver sem pressa e quer economizar o máximo para depois gastar em suvenirs e pub! A viagem até o centro de Londres vai levar 1 hora mais ou menos, depende da estação que você for descer.

Outro aeroporto importante em Londres é o Gatwick. Foi todo reformado e também oferece ótimos serviços. Fica do outro lado da cidade mas também tem o trem expresso que sai de dentro do aeroporto. Chama-se Gatwick Express, mas chega e sai de Victoria Station (no centro de Londres) e a jornada leva 35 minutos. Presta atenção pois o Gatwick tem 2 terminais, o Norte e o Sul. Você sempre chegará no Sul , mas ha trens super rápidos (4 minutos) que vai ao terminal Norte. Esse aeroporto é muito usado pelas companhias aéreas mais baratas (the budget airlines, tipo Easy Jet, Air Europa, Monark, etc).

www.heathrowexpress.com

www.gatwickexpress.com

Algumas companhias como Easy Jet também oferecem o serviço de ônibus de vários pontos do centro de Londres até os aeroportos, custa super barato, tipo £ 2 libras, mas eu nunca usei e imagino que o tempo deve ser bem maior.

Os outros 2 aeroportos são Luton e Stansted Airport (nunca viajei de ambos) e operam outros companhias de budget como Ryan Air, uma das mais baratas para viajar.

Mas deixo aqui um palpite: muita gente se encanta com os preços das passagens dessa companhias aéreas, mas depois se decepcionam com os ‘extras’. Primeiro verifica o aeroporto que a companhia voa, geralmente é muito longe de tudo e ate em outra cidade e só de taxi você já gasta o preço de uma passagem mais confortável. Além do tempo pra ir e vir desses aeroportos. Além disso, eles cobram para despachar mala e só pode levar 1 mala de mão (geralmente a bolsa). Não há assento marcado (ou se paga por esse serviço) e também não há comida, existe o serviço mas é pago (isso acontece em varias companhias aéreas da Europa).

Agora se o destino for a Cidade Luz – Paris … ai não tem opção melhor que atravessar o Canal da Mancha a bordo do Eurostar. Viagem direta do centro de Londres ao Centro de Paris em exatas 2 horas e 20 minutos. Uma delicia!!!! Sou suspeita pra falar de Paris .. mas com certeza é o destino mais constante nas minhas idas e vindas.

Sem falar na estação St. Pancreas, em Londres, que foi toda reformada e passou a ser o estação oficial do Eurostar, substituindo a antiga Estação Waterloo.

E presta atenção na estátua gigante que tem na saída do trem, de um casal se beijando.. Uma foto clássica antes de embarcar na sua jornada.

www.eurostar.com

Também tem 2 sites que vale a pena dar um olhada na hora de buscar opções de vôos: eu sugiro, www.lastminute.com e www.expedia.com

E para hotel sempre uso: www.booking.com ou Conde Naste www.cntraveller.com.

Para uns lugarzinhos mais exclusivos e pitorescos, de uma olhada no site http://www.secretescapes.com  Vai encontrar dicas e lugares ainda mais especiais. Porém, você terá que ficar membro primeiro.

That’s it! Take a seat, relax and enjoy your trip!!

Bon Voyage!

(Visited 291 times, 1 visits today)