Arte & Noite, Eventos Especiais, Museus & Galerias

Imperial War Museum – Fashion on the Ration

Share on FacebookTweet about this on Twitter

FloresemNottingHill_IWMFashion1

Fashion on the Ration: 1940s Street Style

Fui ver essa exposição super interessante que demonstra como a moda sobreviveu e também prosperou durante a guerra na Grã-Bretanha

Hoje se fala muito em racionamento de água; mas imagina viver numa época onde tudo era racionado, incluindo roupas.

Roupas foram racionados na Grã-Bretanha a partir de 1 de junho de 1941. Isso limitou a quantidade de roupas novas que as pessoas poderiam comprar até 1949, quatro anos após o fim da guerra.

O racionamento forçou as pessoas a encontrarem maneiras criativas e inovadoras de reaproveitar e fazer ‘re-viver’ suas peças de vestuário.

Nasceu um movimento chamado “Make-do and Mend” (“Faça, improvise, reforme”). O esquema foi apoiado pelo governo para incentivar e ensinar as pessoas a reaproveitarem suas roupas usadas, reformar e reinventar.

FloresemNottingHill_IWMFashion9 FloresemNottingHill_IWMFashion8Esta é uma história não sobre o fim da moda, mas sobre criatividade, inovação e como encontrar soluções para driblar a adversidade. Resultado que se vê ainda nos dias de hoje e se manifesta no estilo britânico de se vestir.

FloresemNottingHill_IWMFashion4

A exposição é pequena, simples, mas adorei aprender uma historia de guerra ‘leve’ que contrasta (positivamente) ao lado de outras historias tão mais profundas e tristes, que sobrevivem nesse Museu maravilhoso.

A lojinha também é fofa e ótima para comprar lembranças e souvenirs.

FloresemNottingHill_IWMFashion7

FloresemNottingHill_IWMFashion6

Fashion on the Ration: 1940s Street Style

Ate dia 31 de agosto’15

A entrada do Museu é gratuita (e vale muito a pena reservar tempo para conhecer tudo). Mas essa exposição especial custa £10.

http://www.iwm.org.uk/exhibitions/iwm-london/fashion-on-the-ration

Imperial War Museum London

Lambeth Road

London, SE1 6HZ

(Visited 168 times, 1 visits today)